Visitantes até Hoje

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Torta de limão fácil

Ingredientes


Massa:


1 pacote de biscoito maizena


3 colheres de sopa de margarina


Recheio:


1 lata de leite condensado


1 lata de creme de leite


Suco de 2 ou 3 limões



Modo de Preparo Massa:


Bata o biscoito no liquidificador ate virar farelo


Misture com a margarina até formar uma massinha não muito grudenta, e forre a travessa com essa massa


Recheio:


Bata tudo no liquidificador


Bata bem, depois despeje sobre a massa e leve à geladeira





Torta de Limão com Merengue



Ingredientes:

Para cobertura


4 colheres (sopa) de açúcar


4 claras em neve


Para a massa


1 pitada de sal


1/2 xícara de creme de leite


4 colheres (sopa) de manteiga amolecida


2 xícaras de farinha de trigo peneirada


1 colher (chá) de fermento em pó


Para o recheio


1 lata de creme de leite


5 colheres (sopa) de suco de limão


1 caixinha de leite condensado


1 colher (sopa) de raspa de limão


Confecção:


Massa:


Numa tigela, coloque a farinha de trigo, a manteiga, o creme de leite e o fermento e misture com a ponta dos dedos até a massa ficar homogénea e soltar-se das mãos.


Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.


Forre o fundo e as laterais da forma e fure com um garfo e leve ao forno pré-aquecido por uns 25 minutos até dourar a massa.


Recheio:


Coloque o leite condensado numa tigela, junte o suco de limão e misture até adquirir consistência de creme.


Junte o creme de leite e as raspas de limão e misture até ficar homogénea. Reserve.


Cobertura:


Bata as claras na batedeira até adquirir ponto de neve. Sem parar de bater, junte aos poucos, o açúcar, até obter um merengue bem firme.


Montagem:


Recheie a torta com o creme de limão. Em seguida, coloque o merengue no saco de confeiteiro e faça suspiros, ou cubra a torta com o merengue. Se preferir, polvilhe um pouco de raspas de limão e leve ao forno baixo, pré-aquecido, até dourar o suspiro.


TORTA MERENGUE DE LIMÃO MASSA FOLHADA


2 folhas de massa folhada congelada

Creme de limão:

3 gemas

80 g. açúcar

300 ml de leite

30g. amido de milho

60 g. manteiga sem sal

suco de 1 limão

casca ralada de 1 limão

Merengue:

5 claras

80 g. açúcar

1 colher (chá) suco de limão

Decoração:

lascas de amêndoas levemente tostadas

açúcar de confeiteiro

1) Tire as folhas de massa folhada do congelador uns 5~10 minutos.Emparelhe as duas folhas, unindo uma com a outra cerca de 1 cm e pincele com ovo batido para colar. Vá abrindo a massa com rolo até ficar do tamanho de uma forma de torta de 18 cm. Fure toda a massa com garfo .

2) Coloque a massa na forma e corte as beiradas de forma que fique do mesmo tamanho da forma. Coloque uma folha de papel manteiga em cima. Espalhe pesinhos próprios para assar tortas ou coloque feijões sobre o papel manteiga. Isso vai evitar que a massa estufe no meio, onde será posto o recheio. Leve ao forno pre-aquecido a 200oC e asse por 15 minutos. Tire os pesinhos e o papel manteiga e leve ao forno novamente e termine de assar por cerca de 10 minutos ou até corar por inteiro. Coloque a massa sobre uma grelha e deixe esfriar.

3) Para o creme...

coloque as gemas num pirex fundo e amasse-as com um batedor de claras. Junte o açúcar e o amido de milho e misture. Vá juntando o leite aos poucos.

4) Leve ao microondas sem cobrir com filme plástico por 2 minutos. Tire o pirex e mexa vigorosamente com o batedor de claras umas 20 ou 30 vezes. Leve ao microondas novamente sem filme plástico por mais 2 minutos. Cuidado que vai estar quente, por isso use luvas apropriadas na hora de tirar o pirex. Mexa vigorosamente por mais 20 ou 30 vezes e junte a manteiga. Misture até ela se incorporar ao creme. Cubra o creme com filme plástico bem rente para não formar crosta e deixe esfriar.

5)Depois que esfriar, misture o creme até ficar amolecido e junte o suco de limão e as raspas da casca do limão. Misture bem e reserve.

6) Para o merengue... coloque as claras numa tigela e junte uma pitada de açúcar. Bata na batedeira até espumar. Junte metade do açúcar e volte a bater até formar picos moles. Junte o restante do açúcar e termine de bater até ficar um suspiro firme. Junte o suco de limão e bata mais um pouco até ficar um merengue bem firme. Faça o teste virando a tigela de ponta cabeça.

7) Montagem... coloque a casca da torta na forma de torta novamente. Espalhe o recheio e alise bem a superfície.

8) Cubra com todo o merengue formando uma montanha. Com uma colher, rele no merengue e puxe para fora formando picos em toda a superfície. Espalhe as lascas de amêndoas e polvilhe açúcar de confeiteiro sobre o merengue.

9) Leve para assar no forno pré-aquecido a 200oC por 8~10 minutos ou deixe até corar levemente o suspiro. 10) Sugiro comer logo que sair do forno mas gelada também fica muito gostosa!





Imprima este post

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails