Visitantes até Hoje

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mousse de chocolate com banana verde

Especiarias acentuam o sabor desta sobremesa de baixas calorias







Rendimento: 20 porções


Calorias: 120 kcal

Ingredientes


150g cacau pó


500g açúcar mascavo ou demerara


6 ovos


600g banana verde


2l iogurte desnatado


50 g de ágar-ágar ou de gelatina em pó em sabor


1 pitada de sal marinho


200g chocolate barra


2 anis estrelados


1 fava de baunilha







Nota :


Cardamomo é muito usado em pratos de cozinha indiana, pode-se comprar em lojas e mercados chineses em mercearias finas, especializadas em especiarias e outras coisas menos comuns ou no Mercado Municipal.)


A loja virtual Bombay também envia para todo o Brasil. Já vou avisando... é caro , mas dura muito tempo
O cardamomo, por ser uma especiaria pouca usada no Brasil é difícil de encontrar e muitas vezes está velha ou é de má qualidade.

O cardamomo deve ser bem verde, sem furos e sem manchas e deve estar bem fechado para que preserve bem seus compostos aromáticos. Verifique se não está com bicho.

As sementes internas devem ser de cor marrom bem escura, pegajosas e bem inchadas, preenchendo todo o interior da casca.
Quando mais velho e seco a casca perde a cor, as sementes ficam murchas, mais leves e mais claras e o aroma e sabor se perdem. Ao pegar na mão e amassar um punhado de cardamomo velho, o barulho ouvido é como o de uma planta seca


Modo de preparo


Corte em pedaços o chocolate, derreta ele em banho maria e adicione metade do iogurte morno ao poucos. Reserve.
Esquente 1 xícara e meia de água até 90 graus e adicione 1 fava de baunilha, dois anis estrelados e 5 cardamomos. Apague o fogo e deixe 5 minutos em infusão; coe e reserve. Se preferir, substitua a fava de baunilha por 1 colher de chá de essência industrializada.


Cozinhe as bananas, sem tirar a casca, por 15 minutos em forno pré-aquecido ou até começarem a soltar água. Descasque e bata, no liqüidificador, as bananas ainda quentes com o litro de iogurte restante e o cacau em pó.


Bata metade do açúcar mascavo ou demerara com as 6 gemas peneiradas. Permaneça batendo até as gemas clarearem e perderem o odor de ovo.


Hidrate a gelatinaou o ágar-ágar com meia xícara de infusão das especiarias. Após 10 minutos acrescente o restante da água da infusão e leve ao fogo. Deixe ferver por 4 minutos, mexendo sempre.


Bata as claras em neve com uma pitada de sal marinho com o restante do açúcar. Misture tudo delicadamente. Espere esfriar e leve à geladeira por 2 horas.


Receita do Chef Renato Caleffi e da nutricionista Joana D'arc Pereira Mura em parceria com a VP Consultoria Nutricional Receita do site minhaVida
Imprima este post

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails